A trajetória do RECA é marcada pelo nosso senso de comunidade e pelo apoio que recebemos. Naturalmente, contamos com a ajuda uns dos outros, mas também com o apoio de pessoas e instituições que acreditam em nosso sonho. Após os “nãos” iniciais recebidos dos governos do Acre e de Rondônia, conseguimos fazer o projeto que deu início ao RECA chegar ao então bispo do Acre, Dom Moacyr Grech.
Dom Moacyr gostou de nossa ideia e acreditou nela. Ele nos colocou em contato com o Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social (CERIS), no Rio de Janeiro, que nos ajudou com a reformulação do projeto que dava início ao RECA; finalmente, fez a ponte com a instituição holandesa CEBEMO, que financiou a proposta. Esta instituição, então uma fundação católica que financiava projetos em países em desenvolvimento, hoje é representada pela Cordaid da Holanda. Dali surgiram os primeiros recursos para implantação de 200 hectares de SAF. Plantamos e colhemos os primeiros frutos de pupunha, cupuaçu e castanha-do-brasil. Hoje, nossas raízes estão mais fortes, temos mais hectares e produzimos frutos o ano inteiro. Crescemos sempre com o apoio de novas parcerias.
Parcerias para o crescimento comunitário
Temos desenvolvido vários projetos com parceiros nacionais e internacionais. Nossas parcerias, geralmente técnicas, proporcionam capacitação para melhoria do manejo das SAFs, formação técnica das famílias de agricultores, educação para as crianças, e certificações e comercialização. Destacamos alguns importantes parceiros: INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), Embrapa-AC, PESACRE (Grupo de Pesquisa e Extensão dos Sistemas Agroflorestais do Acre), MLAL (Movimento Leigo para América Latina) da Itália, MMA (Ministério do Meio Ambiente), PDA, (Projeto de Desenvolvimento da Amazônia) CCFD (Comitê Católico Contra Fome para o Desenvolvimento no Mundo), GIZ (Agência de Cooperação Técnica do Governo Alemão), Amigos da Terra, Banco do Brasil e CPT (Comissão Pastoral da Terra).
Recebemos estudantes de diversos países para pesquisas acadêmicas de mestrado e doutorado. Os resultados dessas pesquisas nos serviram para referências de SAFs e cooperativas, bem como para o próprio RECA.
Parcerias empresariais
Natura
Nossos clientes também podem tornar-se grandes parceiros, como aconteceu com a empresa Natura do Brasil. A Natura apoiou a Certificação Florestal do RECA com financiamento do projeto, além de nos apoiar com vários cursos de capacitação e treinamentos. Como cliente, a Natura compra do RECA manteiga de cupuaçu, óleo de castanha, óleo de andiroba, amêndoas de cumaru de cheiro e extrato de açaí.
Petrobras
Por meio desta parceria construímos nosso centro de exposição e comercialização para a venda de produtos. Além de expor e vender os produtos do RECA, oferecemos o espaço para os produtos de organizações parceiras cujo trabalho é voltado para as questões sociais e ambientais.