Sistemas agroflorestais – SAFs
O Sistema Agroflorestal, mais conhecido como SAF, é o cultivo e uso da terra que respeita o ciclo natural de cada espécie plantada e não utiliza a monocultura. O SAF apresenta diversos ganhos ecológicos e econômicos.
Produzir em Sistema Agroflorestal é ter variedades de culturas e fonte de renda em uma mesma área. O RECA possui 1.000 hectares implantados de plantio consciente, que equivalem a mais de 1.100 campos de futebol. Além do respeito às nossas origens, garantimos colheita durante todo o ano.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ainda é um desafio a construção de políticas públicas que contribuam para a ampliação da escala das experiências de SAF, que respeitam e fortalecem a diversidade pela qual se expressam. Porém, isso nunca impediu o RECA de acreditar e apostar no potencial dos SAFs.
Nos SAFs do RECA estão consorciadas mais de 40 espécies frutíferas e madeireiras, assim como medicinais. As práticas adotadas diariamente constituem os princípios da agroecologia – cada família possui sua composteira e o manejo das áreas é realizado através dos mutirões, que contam com a contribuição dos membros do grupo da área manejada.